Pular para o conteúdo
Início » Como solicitar o Empréstimo para MEI? Veja!

Como solicitar o Empréstimo para MEI? Veja!

Empréstimo para MEI

Criar uma empresa e fazer este negócio crescer exige muita dedicação, esforço e recursos financeiros. Portanto, esses recursos estão disponíveis por meio do Empréstimo para MEI. A imagem do microempreendedor individual (MEI) teve sua criação pela legislação brasileira em 2008.

No entanto, conta com o objetivo de promover o empreendedorismo e dinamizar a economia. Não só a abertura de novos pequenos negócios. Mas, também a formalização de um grande número de pequenos negócios, até então autônomos e informais.

Segundo o ministério, cerca de 10 milhões de brasileiros fizeram cadastrados como MEIs em 2020. Se você é um microempreendedor individual e precisa de capital para investir no seu negócio, saiba que existe o empréstimo para MEI. No entanto, através dele, você pode conseguir um empréstimo com taxas e prazos atrativos.

Muitos microempreendedores individuais não sabem sobre a linha de crédito do MEI. Dessa forma, vão buscar os empréstimos do CPF mesmo que suas microempresas precisem de financiamento. No entanto, esta prática. Isso porque confundir finanças pessoais com finanças empresariais cria problemas que dificultam a gestão da empresa.

Assim, os empresários acabam não sabendo qual dinheiro pertence à empresa e, por outro lado, qual dinheiro pertence ao indivíduo. Além disso, as taxas de juros dos empréstimos pessoais costumam ser mais altas do que as opções oferecidas pelo MEI.

Como funciona o empréstimo para MEI?

O empréstimo para MEI funciona igual os demais tipos de crédito do mercado, seja para pessoas físicas ou jurídicas. No entanto, as instituições financeiras que oferecem esse crédito emprestam recursos ao CNPJ MEI. Que deve pagar parcelas mensais acrescidas de juros nos prazos acordados.

No entanto, qualquer falta de pagamento pode resultar em juros adicionais, bem como ações de cobrança de dívidas. Em alguns casos, as instituições financeiras podem precisar de alguma segurança para liberar o crédito. Neste casos de forma geral, é oferecido um carro, imóvel ou contas a receber, como pagamentos com cartão de crédito.

Assim como acontece nos empréstimos normais, o processo começa com a instituição financeira. Com a solicitação de uma lista de documentos do CNPJ MEI e dos membros individuais sócios do CNPJ. Um dos principais documentos exigidos é o Comprovante de Conta do MEI, que analisa sua capacidade de pagamento.

Em outras palavras, é preciso saber se o MEI está ganhando dinheiro suficiente para manter seu negócio vivo e ainda pagar as parcelas do empréstimo exigidas. Você pode usar um extrato MEI ou até mesmo seu extrato bancário para comprovar essa renda.

Após a seção de documentação, será feita uma análise de crédito no CNPJ MEI e no CPF do sócio. Nesta fase, é muito importante que não haja questões em aberto limitando CNPJ ou CPF. no entnto, se houver restrições, a probabilidade da operação ser aprovada é bastante reduzida, mas ainda é possível obter a aprovação.

Por fim, caso a operação seja aprovada, os recursos são liberados rapidamente​​​. Geralmente em uma conta bancária na própria instituição financeira, para que os empreendedores do MEI possam começar a fazer uso dos recursos.

Vantagens do empréstimo para MEI

A principal vantagem encontrada em uma empréstimo para MEI é a taxa de juros. Sim! é diferente de outros tipos de empréstimos oferecidos pelas instituições bancárias e financeiras do país. Pois, o crédito para microempreendedores individuais reduz as taxas de juros para a maioria dos credores.

Além disso, para receber os benefícios, o empresário só precisa demonstrar que a aplicação do crédito concedido pelo banco se traduziu em benefícios para sua empresa. Neste ponto, nunca esqueça que o dinheiro emprestado pelos credores deve ser usado exclusivamente para aplicações comerciais e não para fins pessoais.

Veja também:
Confira como solicitar o seu cartão de crédito Caixa Simples
Como solicitar o empréstimo pessoal online MoneyMan?

Taxas e tarifas do empréstimo? 

As taxas de empréstimo para MEI no Brasil variam de acordo com a instituição. Portanto, há instituições que começam com taxas abaixo de 1% ao mês, para instituições que cobram mais perto de 10% ao mês.

Aqui temos que mencionar novamente que a taxa de juros está diretamente relacionada à nota de crédito do cliente. Um cliente com uma pontuação de crédito muito baixa pode ter dificuldade em obter um empréstimo. Portanto, se mesmo assim conseguir a aprovação, pagará uma alta taxa de juros.

Como solicitar o empréstimo no para MEI?

Diversas instituições bancárias concedem empréstimo para MEI. Portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa e comparar suas taxas de crédito antes de ir para qualquer um desses bancos.

Além disso, lá, eles devem te orientar sobre a melhor linha de crédito para seus objetivos como microempreendedor individual. Portanto, a ideia é que ao fazer um empréstimo para você e sua empresa, você saiba como solicitar à financeira a renda exigida.

Ou seja, você teria alguma dessas instituições bancárias já sabendo fazer investimentos para prever suas vendas e até mesmo aumentar seu capital de giro. Veja a seguir quais são:

  • Santander;
  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Sicoob;
  • Banco do Nordeste;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banrisul;
  • Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para obter um empréstimo patra MEI, você vai precisar ter os documentos necessários para abrir o aplicativo. No enatnto isso inclui seus dados pessoais e comerciais, como comprovante de renda (pessoal e empresarial). Além de um plano de investimento em papel (ou seja, por que você está fazendo a solicitação do crédito).

Vale a pena solicitar esse empréstimo?

Depende. No entanto, neste ponto todos os velhos jargões e conselhos que sempre ouvimos de nossos pais são válidos. Analise, reflita e entenda sua situação MEI e sua situação financeira. Pois, você é seu próprio patrão e empresário!

Então, como você vai usar seu dinheiro emprestado? Vale a pena pegar um empréstimo para o MEI agora? Quais são suas perspectivas de renda futura para fazer esse pagamento?

Assim, essas perguntas podem te ajudar a entender se esse é de fato a hora de apostar nesse recurso. Além disso, sabemos que os empréstimos podem ser uma solução, mas se não forem administrados adequadamente, o reembolso pode se tornar um problema.

Portanto, se o empréstimo for para eliminar dívidas, você precisará refazer todas as contas para garantir que a dívida não se transforme em dor de cabeça.

Canais de atendimento para MEI

Quem procura por canais de atendimento para MEI, pode encontrara algumas opções de atendimento online. Mas, a seguir listaremos alguns dos principais:

  • Portal do Empreendedor;
  • Previdência Social;
  • Sebrae.